Desativar Preloader

Instalação

Instalação de Energia Solar: Tudo o que você precisa saber

Já pensou em utilizar energia solar na sua casa? Apesar de parecer uma ideia um tanto quanto complicada no início, essa tarefa é mais simples do que se imagina, pois conta com um grande aliado: o sol. Só que você pode estar se perguntando: como instalar energia solar na minha residência pode ser algo fácil?

Em primeiro lugar, a luz do sol é captada pelos painéis fotovoltaicos, que fazem a transformação para energia elétrica. Isso acontece porque os elétrons se movimentam com a incidência de luz solar, gerando eletricidade.

Além de ajudar na redução da conta de luz, esse tipo de energia é sustentável e contribui também para a preservação do meio ambiente. Quer saber mais sobre o assunto? Então, aprenda a instalar energia solar em apenas 5 passos.

1. Verifique a incidência do sol
É importante ressaltar que energia elétrica pode ser produzida mesmo em dias nublados, devido ao sistema de funcionamento dos painéis fotovoltaicos. Porém, para que isso aconteça, é necessário que as placas estejam instaladas em um local com elevada incidência solar.

Então, antes de instalar os equipamentos, é importante verificar qual a localização geográfica da sua residência. Desse modo, será possível instalar as placas solares em um lugar estratégico, permitindo, assim, que a energia elétrica seja produzida de maneira eficiente, sem deixar a desejar.

2. Analise os custos da instalação
Como existem diversos tipos de sistemas fotovoltaicos, é importante entender como cada um deles funciona e quais são os custos para instalação, para evitar surpresas futuramente. Assim, verifique quais modelos estão disponíveis para o seu tipo de residência, sempre levando em consideração a eficiência do módulo fotovoltaico e seu custo.

Além disso, analisar a vida útil do sistema é outro ponto importante. Como o retorno do investimento só acontece depois de certo tempo, é necessário entender como será a situação das placas quando isso ocorrer.

3. Contrate um profissional especializado no assunto
Agora que você já sabe como é a incidência solar sobre sua propriedade e quais serão os gastos para instalar o sistema fotovoltaico, é preciso analisar a estrutura da residência. Nesse passo, recomenda-se contratar um profissional especializado no assunto, pois será necessário observar se a edificação possui infraestrutura adequada para receber um sistema de energia fotovoltaica.

Como a instalação é feita nos telhados, eles são a estrutura mais importante a ser analisada. Além disso, o profissional precisa verificar qual a incidência de ventos, como é a circulação de ar e o espaço total da superfície, pois são detalhes que podem comprometer a eficiência do sistema, resultando em produção de pouca energia elétrica e insatisfação do usuário.

4. Solicite o parecer de acesso
Agora que sua propriedade já está pronta para receber o sistema fotovoltaico, é preciso solicitar o parecer de acesso. Ele é um documento formal e obrigatório, que contém informações sobre as condições de acesso à energia no local, além de dados técnicos que possibilitam a conexão das instalações para produzir energia elétrica por meio da energia solar.

O parecer de acesso deve ser solicitado em qualquer loja da concessionária de energia e demora o prazo de 34 dias para ser emitido. Após a conclusão dessa etapa, a empresa instaladora poderá iniciar os procedimentos legalmente.

5. Atente-se à instalação
É importante ressaltar que a instalação do painel fotovoltaico deve ser realizada por uma empresa especializada no assunto, para evitar problemas oriundos de erros nesse procedimento. A firma fará a instalação do sistema com base em todos os passos anteriores, com o intuito de permitir o melhor funcionamento das placas e a maior eficiência na produção de energia elétrica.

Viu só como é possível utilizar esse tipo de energia em sua residência? Agora que você já sabe como instalar energia solar, não precisa mais perder tempo! Não se esqueça de analisar propostas de várias empresas, buscando sempre o melhor para você e sua família.

Inclusive, aproveite e peça um orçamento sem compromisso com a gente! Passamos pra você uma simulação gratuita do projeto solar fotovoltaico da sua casa ou empresa. Assim, você planeja com calma a instalação, vê quanto vai economizar por mês na conta de energia e o tempo de retorno sob o investimento. Basta preencher o formulário abaixo para entrarmos em contato com você.

NOSSO PORTFÓLIO